Você tem medo de dirigir?

Você é uma das pessoas entre muitas que usa sua habilitação com o RG apenas?

Você acredita que não dirige um carro por medo de errar?

Você acha que o que te impossibilita é o olhar dos outros, o julgamento que sofrerá?

Ou de fato você já passou por alguma experiência ruim no volante, um trauma que te assustou e agora você se sente incapaz?

Provavelmente você tem até pensamentos totalmente catastróficos de que vai atropelar outras pessoas, que vai bater o carro… e se sente muito mal com isso.. É assim não é? Eu compreendo você!

O medo de dirigir impossibilita muitas pessoas, sobretudo mulheres.

Já acompanhei várias mulheres em seu processo de dirigir e o que acorre é sempre o medo lhe impedindo. O medo age dando “branco” e não consegue sair do lugar…

Dá medo da subida, dá medo de atrapalhar o motorista de trás, dá medo do carro morrer no meio do trânsito, dá medo de não controlar o carro… só dá medo… e você simplesmente para de tentar e se convence que dirigir não é para você…

Entenda que dirigir é desenvolver uma competência. E sabe porque é possível que você a desenvolva também?

Uma competência envolve conhecimentos, habilidade e atitude. Então, o conhecimento tem que ser sobre você em primeiro lugar. Qual a sua história, qual o contexto em que está associado ao ato de dirigir? Como você administra suas emoções? Saber sobre você, sobre o controle de suas emoções e pensamentos vai desvendar todo o mistério! Minimamente, a ansiedade está agindo fortemente em você!

O autoconhecimento vai dar voz ao seu desejo e ser capaz de sustentá-lo, lhe dando forças para enfrentar quaisquer que sejam os obstáculos!

Comece a se perguntar hoje: “O que me impede de dirigir um carro ?”

Em segundo lugar, a competência também envolve habilidade. Ou seja, a prática  diária te deixará cada vez melhor. É importante insistir e não desistir! Contudo, a prática vai te trazer o conhecimento técnico. E não adianta a coragem sem o domínio do carro, não é mesmo?

O terceiro pilar da competência é a atitude! Você precisa ter a iniciativa. Você precisa tomar a decisão de não usar  somente sua habilitação como RG e decidir que não vai mais ficar olhando o carro parado na garagem sem ter coragem de dominá-lo!

Será que o seu perfeccionismo está lhe atrapalhando? Será que a escolha de seu carona não está te ajudando?

A notícia é que dirigir é para todas as pessoas que desejar.

E eu sei que é possível você superar tudo! Eu sei que você pode!

Faça contato!

Psicóloga  Jucileide Santana
06/55473